top of page

A CÂMERA E EU: PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS SEM COMPLEXIDADE

Atualizado: 18 de ago. de 2023


Sabemos que nem todos estão acostumados a enfrentarem uma câmera. Pensando nisso, preparei algumas dicas que podem ajudar você compreender que produzir conteúdos para o mundo digital não é um "bicho de sete cabeças". Fique comigo até o final deste post e fique ligado em dicas incríveis.


Para que você produza uma boa videoaula, é preciso compreender alguns aspectos técnicos específicos do mundo virtual. Vamos lá?


1. POSIÇÃO DO CELULAR


Para as aulas em vídeo gravado, orienta-se deixar o celular na horizontal, pois isso deixa o espaço mais amplo e mais agradável para quem irá assisti-las.

A gravação de sua aula pode ser realizada por meio de dois tipos de enquadramento: 1. você estando sentado; 2. você estando em pé. No entanto, oriento que utilize o segundo enquadramento, pois isso deixará sua gravação com caráter mais profissional.

Caso queira fazer um live mais descontraída com seus alunos por uma rede social, por exemplo, nada impede que use o celular na posição vertical, pois neste caso você ficará mais próximo de seus pupilos. Lembre-se, tudo depende do foco que você tem ao produzir uma videoaula.

Enquadramento recomentado para a gravação de uma videoaula (Ilustração adaptada de canva.com).

2. ILUMINAÇÃO, POSICIONAMENTO E ESPAÇO NA/PARA GRAVAÇÃO


Para gravar suas aulas não é preciso que você tenha nenhum estúdio profissional, mas você precisa ter alguns cuidados muitos importantes para que seu vídeo fique bacana.

  • O seu espaço precisa ser agradável e iluminado. Caso não tenha nenhuma iluminação profissional, prefira gravar durante o dia com a iluminação natural.

  • Caso deseje utilizar um quadro para explicação, dê preferência ao quadro negro, pois o quadro banco, por vezes, pode causar problemas na visualização.

  • Caso vá gravar no enquadramento do seu corpo em pé, que tal usar o fundo de parede clara (apenas um tom de cor)? 

  • Se a gravação for com um celular use um tripé, pois isso evitará que o vídeo fique tremido, além de permanecer na altura exata.

  • Olhe diretamente para a câmera, evitando focar na tela do celular ou da câmera/filmadora.

  • Não se mexa muito, visto que isso pode gerar desconforto para quem estiver assistindo. Use a medida exata de gestos.


3. LINGUAGEM E LOOK


Sabemos que gravar aulas é bem diferente de dar aulas presenciais. Destarte, um ponto a ser considerado é a linguagem utilizada na produção de conteúdos para o mundo virtual. Isto posto, veja algumas dicas que preparei para deixar suas aulas online incríveis.

  1. Seja atemporal: evite termos como "bom dia", "boa tarde", "boa noite" e, principalmente, datas. Afinal, não sabemos em que momento o aluno irá assistir sua aula.

  2. Evite vícios de linguagem como: "né", "então", "huuum", "e aí", entre outros. Essas expressões podem causar estranhamentos.

  3. Seja claro e objetivo para que o aluno não perca o foco. Sendo assim, use os exemplos que são essenciais para a compreensão do conteúdo. Entretanto, professor, sempre seja agradável e divertido.

  4. Use roupas de meia-estação, pois não sabemos como estará o clima no ambiente em que o aluno estará quando assistir sua aula.

  5. Sempre inicie sua aula apresentando-se e sendo cordial. Ao finalizar, faça uma retrospectiva do que foi estudado e dê um gostinho da próxima aula.


Espero que tenha gostado das dicas!

Até a próxima!



290 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page