top of page

PRODUÇÃO TEXTUAL E MAPAS CONCEITUAIS/MENTAIS: A MISTURA PERFEITA!

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Inovar é a melhor forma de tornar a aprendizagem prazerosa e significativa para a nova geração!

Fonte: Elaborado pelo autor (2020) em <canva.com>.


Já parou para pensar que seus alunos podem estar cansados a mecânica técnica de produção textual do famoso repeteco? Lê-se um texto, compreende-se ele, estuda-se sua estrutura e depois produz-se um texto. Nossa, que chato!


Saiba que é possível deixar as aulas de produção textual muito mais práticas e inovadoras. É possível ensinar a produzir textos por meio de mapas conceituais. Isso mesmo! Produzir, primeiramente, o mapa como esqueleto do texto e depois transformá-lo em texto em prosa.


Eu utilizei essa técnica em minhas turmas de terceiro ano do ensino médio, e acreditem se quiser: o resultado foi bem bacana.


Para que consigam compreender minha metodologia, vou descrever como organizei a sequência de aulas.


ETAPA 1 - PESQUISA (SALA DE AULA INVERTIDA).


Por meio da metodologia Sala de Aula invertida, foram direcionadas trilhas de aprendizagem para que os alunos compreendesse, a composição e elaboração de um ARTIGO DE OPINIÃO.


Conforme a imagem a seguir, utilizo um ambiente virtual gratuito para o desenvolvimento da atividade e direcionamento de conteúdos para estudo em casa de forma virtual. Entretanto, poderemos falar sobre esses ambientes em um próximo post.


Logo após realizarem seus estudos em casa, os acadêmicos materializaram seu conhecimento construindo um mapa conceitual com a definição dos elementos composicionais do artigo de opinião, seguindo a organização de sua estrutura básica.


Vejam o resultado da primeira etapa realizada pelos alunos. Os trabalhos ficaram incríveis! 😍

Aaaah! Eu direciono aplicativos tecnológicos para as técnicas que utilizo, mas os alunos não são obrigados a utilizarem. Lembrando que é preciso realizar uma ambientação tecnológicas com os alunos, que por vezes não nativos digitais, mas não entendem nada de tecnologias! hahaha 🤣


Para a produção dos mapas eu indico o Canva ou o Lucidchart.


ETAPA 2 - ORGANIZAÇÃO DO TEXTO


Após a construção da etapa 1, discutimos em sala sobre o gênero, lemos artigos de opinião, buscando refletir sobre sua funcionalidade social, bem como sobre sua construção textual.


Após essas discussões os alunos iniciaram a construção de um novo mapa, mas agora substituindo a explicação das partes do artigo, pelas ideias que inseririam em cada parte, conforme descrito abaixo:


ARTIGO DE OPINIÃO: substituído pelo tema e problema de estudo.

INTRODUÇÃO: tese e contextualização do tema.

DESENVOLVIMENTO: argumentos e/ou contra-argumentos a serem usados.

CONCLUSÃO: definição do tipo de conclusão e encaminhamentos a serem dados para o problema de estudos ter uma possível solução.


Por fim, apresentaram o mapa para a sala, com a finalidade de discutirmos sobre os temas. Este momento é o substituto da revisão do redator do texto.


Veja o resultado deste etapa. Foi fantástico! ✨


Alunos realizando a etapa 2.

ETAPA 3 - PRODUÇÃO FINAL DO ARTIGO DE OPINIÃO


Na última fase do trabalho os alunos transformaram o mapa construído na etapa 2 em um artigo de opinião. Para tanto, levaram em consideração os apontamentos e reflexões realizadas por mim e pelos demais colegas de turma.


Vale dizer que o resultado foi surpreendente. Muito melhor do que outros que realizados na metodologia tradicional de ensinar a produzir textos.


Compartilho que o trabalho realizado demandou muito planejamento e comprometimento tanto meu, quanto dos alunos, porém os resultados foram a maior/melhor recompensa.


Espero que essa ideia os ajudem a modificar o pensamento e sejam o despontar para novar formar de se pensar o ensino de produção de texto.


Até a próxima!



83 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page