Tema: Rádio Podcast.
Objetivo: Promover o senso de criticidade a partir de temas diversos.
Etapa de ensino: Ensino Médio e Ensino Fundamental Anos Finais.
Organização: colaborativo (em grupo).
1. Componentes curriculares
Língua Portuguesa (organização);
Demais disciplinas (coprodução de conteúdos e debates).
2. Habilidades
Este projeto visa desenvolver a materialidade do que está sendo estudado durante o ano letivo, visto ser um projeto anual. Desse modo, as habilidades a serem atingidas podem ser definidas a cada conteúdo aplicado pelas disciplinas.
Em Língua Portuguesa, pode trabalhar-se um campo a cada bloco de conteúdos, bem como suas respectivas habilidades.
Além disso, pode-se organizar a rádio por temas geradores semanais, buscando usar este projeto como uma forma de contextualizar os conteúdos estudados nas disciplinas, sempre buscando o caráter interdisciplinar.
Por fim, é importante estabelecer um bloco de disciplinas que ficarão responsáveis pelo conteúdo da rádio, em períodos determinados em cronograma, a fim de que haja rodízio.
3. Metodologia
Encontros semanais (on-line e/ou presencial) para a seleção do material a ser produzido. Além disso, grupos devem ser criados para atribuição das demandas necessárias para a materialização da rádio podcast.
É de suma importância que, periodicamente, haja rodízio entre os grupos para que todos tenham contato com todas as demandas do projeto.
4. Recursos
SoundCloud (ou outra plataforma semelhante como: Google Podcast, Spotify, Anchor etc.): plataforma para publicação de podcast.
Google Site: plataforma para montagem das playlists (se necessário).
Spreaker ou Anchor: aplicativo para gravar os episódios de podcast.
Canva: plataforma para criar as capas dos episódios e a divulgação da rádio.
5. Produto
Rádio Podcast.
6. Duração
Anual com etapas semanais/sazonais.
7. Desenvolvimento
ETAPA 1: Ambientação da atividade.
Nesta etapa os professores devem apresentar:
– Como serão desenvolvidas as atividades;
– A organização dos momentos síncronos por disciplina;
– A organização dos momentos síncronos interdisciplinares (pode ser roda de conversa, debates, diálogos etc.);
– As etapas do projeto;
– As plataformas a serem utilizadas;
– As atribuições de cada estudante no projeto;
– Os objetivos do projeto;
– A necessidade de elaboração do cronograma.
ETAPA 2: Definição e atribuição das atividades aos grupos.
Neste momento os professores e alunos definirão os grupos de trabalho, com apontamento das atribuições individuais e coletivas.
Além disso, é importante mostrar para os alunos algumas formas de organização para que haja bom desempenho das atividades a serem cumpridas. Sendo assim, os professores podem apresentar aplicativos que auxiliem nesta organização colaborativa, como: Google Drive, Google Planilhas, Google Tarefas, Google Meet, Google Doc etc.
ETAPA 3: Mão na massa (repete-se a cada nova semana/período).
Nesta etapa os alunos:
1. Farão o levantamento de dados para a produção dos episódios da semana.
2. Criarão os episódios da semana.
As discussões sobre o material para a produção dos podcasts podem acontecer sincronamente de forma presencial ou virtual (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams etc.), assim como de forma assíncrona em fóruns de discussões virtuais (podem ser usadas ferramentas como Padlet e Blogger).
É importante ressaltar que os professores precisam definir as regras de interação, além de estarem presentes na mediação das discussões. Para tanto, os combinados devem ser assertivos. Assim, o professor não deve deixar pontas soltas e estar atento as possíveis dúvidas dos grupos.
ETAPA 4: Mostra do produto.
Os alunos deverão construir o ambiente para disponibilizar aos pares os episódios da rádio podcast (pode ser utilizado o Google Sites, o Blogger ou a montagem de um canal de podcast nas plataformas específicas como: Google Podcast ou Spotify).
Além disso, os alunos precisam subir os materiais produzidos na plataforma SoundCloud e depois vincular os links à plataforma de livre acesso da escola (Google Sites, por exemplo).
Por fim, os estudantes devem montar material virtual de divulgação do trabalho. Esse material pode ser elaborado na plataforma Canva (versão for education).
8. Autoavaliação/Avaliação
Este projeto pode ser integrado no desenvolvimento regular dos componentes curriculares ou paralelamente a elas.
Caso o projeto seja integrado no processo regular dos componentes, os professores podem atribuir nota ao processo de aprendizagem, sempre pensando em rubricas que expressem o caráter formativo e qualitativo da aprendizagem.
Se a atividade for paralela, os professores podem realizar o processo de autoavaliação. Além disso, criar um processo avaliativo que indique para os alunos os pontos bons e os pontos que precisam ser aprimorados.
9. Feedback
É importante que haja feedback individual e coletivo das atividades desenvolvidas pelos estudantes. Para isso, os professores podem fazer, a cada semana, uma reunião de fechamento de ciclo com uma autoavaliação do grande grupo.
Fonte: PILLONETTO, Marlon Richard Alves Pillonetto. Educação e aprendizagem baseada em projetos. In: PILLONETTO, Marlon Richard Alves Pillonetto; IANOF, Jenifer; MARAIA, Luciana. Educação e tecnologias digitais: Metodologias ativas para sala de aula. Maringá: Viseu, 2023.
Espero que tenha gostado das dicas!
Até a próxima!
Comments