ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES EM AMBIENTES ESCOLARES
É muito comum que em certos períodos do ano letivo haja eventos como as famosas “feiras culturais” e outras atividades em parceria com outros componentes curriculares ocorram. Nestes eventos, podemos entregar aos estudantes a possibilidade de pesquisar e realizar projetos interligando dois ou mais componentes. Além disso, nessas atividades, quando se aplicam metologias de participação ativa dos estudantes, podemos perceber que o processo de construção de projetos se torna desafiador, mas muito ricos já que estimulam a criatividade, a colaboração entre grupos e permite que o estudante assuma o papel de protagonista de sua aprendizagem.
Atividades interdisciplinares bem planejadas e bem aplicadas, permitem que os estudantes possuam mais autonomia para pensar os temas em diferentes perspectivas, despertando o engajamento da turma para a realização da atividade e o interesse pelos assuntos. Claro que dentro desses cenários, muitas dúvidas podem surgir e é nesta etapa que nós, professores, devemos auxiliar e nos inserir nesta dinâmica como mediadores do que está sendo construído pelos estudantes.
DE QUE MANEIRA PODEMOS TORNAR O ENSINO DE HISTÓRIA INTERDISCIPLINAR?
Um dos principais questionamentos que nós professores temos quando estamos elaborando uma atividade ou projeto é: será que vai dar certo?
Para algumas séries, trabalhos que envolvam planejamento e muitas etapas, às vezes, se tornem exaustivos para os estudantes e até mesmo uma “dor de cabeça” para as correções e feedbacks do professor. Nesse sentido, busque optar por atividades que envolvam o protagonismo do estudante e atividades que tenham maior interatividade, como a elaboração de peças teatrais, apresentações temáticas etc. Após o estabelecimento destes pré-requisitos, partiremos para a etapa de planejamento de conteúdo.
Pensando nestas dinâmicas, precisamos atentar-nos em relação a algumas etapas de planejamento:
1 - BUSQUE TEMAS TRANSVERSAIS
Trabalhar com interdisciplinaridade requer o trabalho com os chamados temas transversais. Nos documentos legisladores da educação brasileira, temos a definição de temas transversais que podem ser trabalhados em sala de aula, sendo eles:
Ética;
Saúde;
Pluralidade Cultural;
Meio Ambiente;
Trabalho e Consumo;
Orientação sexual.
Nessa perspectiva, abrimos um leque gigantesco de temas que podemos trabalhar dentro destes tópicos.
2 -PLANEJAMENTO E DIVISÃO DE DEMANDAS
Ao se tratar de uma atividade interdisciplinar, defina um tema transversal e um subtema de seu componente curricular que possa ser trabalhado por professores de outras áreas e apresente a proposta.
É importante na etapa de planejamento, saber se os professores de outros componentes estarão dispostos a realizar a atividade, dar sugestões para o projeto e de que modo serão distribuídas as avaliações e pontuações.
3 - DATAS E PRAZOS
O estabelecimento de datas de para a realização das atividades e os prazos para entrega ou apresentação das etapas do projeto interdisciplinar precisam ser estabelecidas com bastante antecedência e reforçada com os estudantes para que possam cumprir com os períodos de avaliação. Busque observar se a atividade proposta será de pequeno, médio ou grande esforço e, mediante a isso, estabeleça seus prazos juntamente com os professores de outros componentes.
4 - IDEIAS PARA SE UTILIZAR TEMAS INTERDISCIPLINARES
COMPONENTES CURRICULARES | TEMÁTICAS |
História e Artes | Arte Rupestre / Cultura grega / Cultura brasileira / Semana da Arte Moderna / Renascimento Cultural. |
História e Geografia | Surgimento das cidades / Geopolítica / Cidadania e Estado / População Brasileira / Revoluções Industriais. |
História e Ciências | Surgimento da humanidade / Invenções da Antiguidade / Revoltas populares / Grandes pandemias. |
História e Língua Portuguesa | Oficinas de texto / Literatura Clássica / Literatura brasileira / Análise de fontes documentais e interpretação de texto. |
História e Matemática | Invenções da Antiguidade / Surgimento da escrita e seus usos / Usos da Matemática nas sociedades Antigas. |
Fonte: elaborada pela autora (2024).
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Até a próxima!
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