top of page

ROTEIRO DE AULA 1 (EFII): GRANDEZAS E MEDIDAS COM REALIDADE AUMENTADA: PERÍMETRO

Atualizado: 18 de nov. de 2023


Hodiernamente, trabalhar o componente Matemática é um desafio cada mais intenso, visto que os estudantes se dispersam com muita facilidade e as aulas "tradicionais" já não são mais atrativas. Desse modo, a utilização de recursos digitais e o uso de metodologias ativas podem trazer o foco dos estudantes para a aprendizagem, bem como gerar mais engajamento nas aulas.


Partindo desse princípio, a Realidade Aumentada (doravante RA) é uma ferramenta digital que pode ser forte aliada do processo de ensino e aprendizagem, principalmente em componentes curriculares que necessitem de materiais manipuláveis, como é o caso da Matemática.


A seguir, compartilho uma proposta de atividade sobre perímetro com o auxílio de um aplicativo de RA.


Unidade temática: Grandezas e Medidas.

Objeto do conhecimento: Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais.

Objetivo de aprendizagem (BNCC): (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos de aprendizagem da aula (específicos): Compreender a função do perímetro; Resolver problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas; Construir a planta baixa da sala de aula; Compreender o conceito de escala para a Matemática.

Descritor 11 (SAEB): Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Etapa de Ensino: Ensino Fundamental - anos iniciais.

Série ano: 5º.

Organização da turma: colaborativo (em grupo).

Metodologia ativa: atividades em pares gamificada.

Recursos: Trena, Smartphone, Aplicativo Sólidos RA, Quadro, Giz, Malha quadriculada, régua, entre outros materiais do dia a dia de sala de aula.


Parte 1 (2 aulas): Extração de conhecimentos prévios e retomada de conceitos.


Neste momento o professor pode realizar atividades no quadro a fim de mensurar o conhecimento que os estudantes possuem sobre perímetro por meio de perguntas geradoras como: O que é perímetro?; Para que serve o perímetro?; Você já viu alguém falar sobre perímetro fora da escola? Logo após, pode realizar uma retomada conceitual sobre o tema da aula, elencando a função social do perímetro, partindo das respostas dadas pelos alunos.


Parte 2 (2 aulas): Atividade desplugada em malha quadriculada.


Primeiramente, o professor deve separar a turma em times e entregar uma malha quadriculada para cada grupo, ou para cada discente. Feito isso, serão dados desafios para a turma, a fim de que eles resolvam-nos utilizando os conhecimentos sobre o conteúdo, bem como em um tempo específico. A ideia é que cada acerto gere uma pontuação para o grupo e que ao final haja um time vencedor.


Vale ressaltar que, é de suma importância que ao término do tempo de cada desafio os estudantes expliquem o raciocínio que eles utilizaram para chegar ao resultado, assim como elenquem se todos os pares do time pensaram da mesma forma para resolver a atividade ou se tiveram que chegar a um denominador comum, pois esse tipo de debate auxilia na compreensão das várias formas de resolver exercícios matemáticas e/ou compreender em qual parte eles não acertaram, quando a atividade não for 100% exitosa.


Veja alguns exemplos de desafios:


Desafio 1

Desafio 2


Para a realização do desafio 2, é de suma importância que o professor, com ou sem os estudantes, meça o perímetro da sala e do mobiliário da sala.


Parte 3 (4 aulas): Atividade plugada em aplicativo de realidade aumentada.


Após os estudantes terem compreendido/construído o conceito de perímetro na malha quadriculada, o professor pode ampliar as atividades utilizando o Aplicativo de Realidade Aumentada Sólidos RA, no qual os estudantes trabalharão com perímetro de sólidos geométricos e a criação de planificações no Geoplano.


Cabe elucidar que, o aplicativo supracitado tem inúmeras possibilidades de trabalho, cabe ao docente explorá-lo e inclui-lo em suas aulas, conforme a necessidade/possibilidade.


Roteiro de utilização do aplicativo

  1. Imprimir os QR codes do módulo de modelagem para a construção do perímetro.

  2. Entregar um conjunto de códigos para cada grupo.

  3. Imprimir o QR code do geoplano, módulo geoplano, e entregar um, no mínimo, para cada grupo.

  4. Baixar o APP Sólidos RA. É interessante que haja, ao menos, um celular por grupo. Além disso, se necessário, solicitar que os estudantes baixem APP em casa, antes da aula.

  5. Deixar os estudantes conhecerem o aplicativo, para que se familiarizem com a ferramenta, por meio de instruções dadas pelo educador.

  6. Realizar desafios, assim como os desenvolvidos na malha quadriculada, mas utilizando o aplicativo de RA. Uma sugestão é criar uma planta baixa de algum espaço da escola, ou pedir para que os estudantes tragam a metragem do perímetro do seu quarto e construam a planta baixa do cômodo no módulo geoplano do aplicativo.

Ao final da sequência didática, é importante que o professor reserve um tempo para o feedback do trabalho, salientando as diversas formas de resolver atividades de perímetro, bem como pontuar a importância de compreender esse conceito para o nosso dia a dia.


Para finalizar, disponibilizo algumas imagens da aplicação dessa proposta de aula em uma turma minha de 5º ano/2023.

Links de materiais utilizados na aula


Aplicativo (apenas para Android): clique aqui.

Tutorial de possibilidades de uso do aplicativo: clique aqui.

QR codes do material: clique aqui.


Espero que tenha gostado das dicas!

Até a próxima!


4件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
2023年8月07日
5つ星のうち5と評価されています。

Excelente trabalho professor! Obrigada por compartilhar!

いいね!

ゲスト
2023年8月07日
5つ星のうち5と評価されています。

Excelente!

いいね!

ゲスト
2023年8月07日
5つ星のうち5と評価されています。

Material de muita qualidade

いいね!

ゲスト
2023年8月07日
5つ星のうち5と評価されています。

Conteúdo de primeira, parabéns!

いいね!
bottom of page