Hodiernamente, trabalhar o componente Matemática é um desafio cada mais intenso, visto que os estudantes se dispersam com muita facilidade e as aulas "tradicionais" já não são mais atrativas. Desse modo, a utilização de recursos digitais e o uso de metodologias ativas podem trazer o foco dos estudantes para a aprendizagem, bem como gerar mais engajamento nas aulas.
Partindo desse princípio, a Realidade Aumentada (doravante RA) é uma ferramenta digital que pode ser forte aliada do processo de ensino e aprendizagem, principalmente em componentes curriculares que necessitem de materiais manipuláveis, como é o caso da Matemática.
A seguir, compartilho uma proposta de atividade sobre perímetro com o auxílio de um aplicativo de RA.
Unidade temática: Grandezas e Medidas.
Objeto do conhecimento: Medidas de comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade: utilização de unidades convencionais e relações entre as unidades de medida mais usuais.
Objetivo de aprendizagem (BNCC): (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Objetivos de aprendizagem da aula (específicos): Compreender a função do perímetro; Resolver problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas; Construir a planta baixa da sala de aula; Compreender o conceito de escala para a Matemática.
Descritor 11 (SAEB): Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental - anos iniciais.
Série ano: 5º.
Organização da turma: colaborativo (em grupo).
Metodologia ativa: atividades em pares gamificada.
Recursos: Trena, Smartphone, Aplicativo Sólidos RA, Quadro, Giz, Malha quadriculada, régua, entre outros materiais do dia a dia de sala de aula.
Parte 1 (2 aulas): Extração de conhecimentos prévios e retomada de conceitos.
Neste momento o professor pode realizar atividades no quadro a fim de mensurar o conhecimento que os estudantes possuem sobre perímetro por meio de perguntas geradoras como: O que é perímetro?; Para que serve o perímetro?; Você já viu alguém falar sobre perímetro fora da escola? Logo após, pode realizar uma retomada conceitual sobre o tema da aula, elencando a função social do perímetro, partindo das respostas dadas pelos alunos.
Parte 2 (2 aulas): Atividade desplugada em malha quadriculada.
Primeiramente, o professor deve separar a turma em times e entregar uma malha quadriculada para cada grupo, ou para cada discente. Feito isso, serão dados desafios para a turma, a fim de que eles resolvam-nos utilizando os conhecimentos sobre o conteúdo, bem como em um tempo específico. A ideia é que cada acerto gere uma pontuação para o grupo e que ao final haja um time vencedor.
Vale ressaltar que, é de suma importância que ao término do tempo de cada desafio os estudantes expliquem o raciocínio que eles utilizaram para chegar ao resultado, assim como elenquem se todos os pares do time pensaram da mesma forma para resolver a atividade ou se tiveram que chegar a um denominador comum, pois esse tipo de debate auxilia na compreensão das várias formas de resolver exercícios matemáticas e/ou compreender em qual parte eles não acertaram, quando a atividade não for 100% exitosa.
Veja alguns exemplos de desafios:
Desafio 1
Desafio 2
Para a realização do desafio 2, é de suma importância que o professor, com ou sem os estudantes, meça o perímetro da sala e do mobiliário da sala.
Parte 3 (4 aulas): Atividade plugada em aplicativo de realidade aumentada.
Após os estudantes terem compreendido/construído o conceito de perímetro na malha quadriculada, o professor pode ampliar as atividades utilizando o Aplicativo de Realidade Aumentada Sólidos RA, no qual os estudantes trabalharão com perímetro de sólidos geométricos e a criação de planificações no Geoplano.
Cabe elucidar que, o aplicativo supracitado tem inúmeras possibilidades de trabalho, cabe ao docente explorá-lo e inclui-lo em suas aulas, conforme a necessidade/possibilidade.
Roteiro de utilização do aplicativo
Imprimir os QR codes do módulo de modelagem para a construção do perímetro.
Entregar um conjunto de códigos para cada grupo.
Imprimir o QR code do geoplano, módulo geoplano, e entregar um, no mínimo, para cada grupo.
Baixar o APP Sólidos RA. É interessante que haja, ao menos, um celular por grupo. Além disso, se necessário, solicitar que os estudantes baixem APP em casa, antes da aula.
Deixar os estudantes conhecerem o aplicativo, para que se familiarizem com a ferramenta, por meio de instruções dadas pelo educador.
Realizar desafios, assim como os desenvolvidos na malha quadriculada, mas utilizando o aplicativo de RA. Uma sugestão é criar uma planta baixa de algum espaço da escola, ou pedir para que os estudantes tragam a metragem do perímetro do seu quarto e construam a planta baixa do cômodo no módulo geoplano do aplicativo.
Ao final da sequência didática, é importante que o professor reserve um tempo para o feedback do trabalho, salientando as diversas formas de resolver atividades de perímetro, bem como pontuar a importância de compreender esse conceito para o nosso dia a dia.
Para finalizar, disponibilizo algumas imagens da aplicação dessa proposta de aula em uma turma minha de 5º ano/2023.
Links de materiais utilizados na aula
Aplicativo (apenas para Android): clique aqui.
Tutorial de possibilidades de uso do aplicativo: clique aqui.
QR codes do material: clique aqui.
Espero que tenha gostado das dicas!
Até a próxima!
Excelente trabalho professor! Obrigada por compartilhar!
Excelente!
Material de muita qualidade
Conteúdo de primeira, parabéns!