PAPO DOCENTE
Projeto criado pelo professor e pesquisador Marlon Richard Alves Pillonetto, cujo visa a formação continuada de professores para o uso de tecnologias e metodologias ativas, a fim de que estejam sempre preparados para atuarem com a nova geração discente.
PARTICIPE DO CIRCUITO DE LIVES FORMATIVAS DO PAPO DOCENTE
Neste evento, composto por oito lives formativas, vamos discutir sobre Práticas Educacionais que promovam a Recomposição de Aprendizagens em contexto pós-pandemia da Covid-19.
QUANDO SERÁ?
O evento ocorrerá aos sábados de 07/10 a 25/11, com transmissão ao vivo pela internet, às 9h, podendo ser acessada em outros horários após a transmissão ao vivo, pelos cursistas que adquirirem a certificação.
Possibilidade de certificação de 2h por live
CONFIRA OS PALESTRANTES
MARLON RICHARD ALVES PILLONETTO
Professor e palestrante Mestre em Educação e Novas Tecnologias, pós-graduações em: Literatura Brasileira; Educação Profissional e Tecnológica; Educação a Distância com ênfase em formação de tutores; Docência no Ensino Superior; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Licenciado em Letras e Pedagogia. Possui experiência em Gestão Educacional, docência na Educação básica e superior e com formação de professores para o uso de tecnologias digitais e metodologias ativas. É autor de diversos artigos, capítulos de livres e do livro O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL MEDIADO POR TECNOLOGIAS.
TEMA DA LIVE - 06/10: EDUCAÇÃO, ENGAJAMENTO DISCENTE E RELAÇÕES SOCIAIS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS NO PÓS-PANDEMIA.
TEMA DA LIVE - 25/11: CRIANDO ROTEIROS DE AULAS COM FOCO NA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS.
PATRICIA GRAÇA ZANICHELLI
Professora Pós-doutora em Química Bioinorganica (Universidade do Arizona - Tucson/Arizona - EUA), Doutora em Química Analítica (Universidade de São Paulo - USP), Mestre em Química Aplicada (Universidade Estadual de Maringá - UEM), Licenciada em Química (Universidade Estadual de Maringá - UEM) e Licenciada em Ciências, com habilitação em Matemática (Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR). Atualmente atua como docente na Educação Básica da rede pública de ensino.
TEMA DA LIVE - 11/11: ATIVIDADES PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA PARA RECOMPOR APRENDIZAGENS.
ELAINE CRISTINA SALES
Professora licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú; licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa; Especialista em Ensino de Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri; Especialista em Administração da Educação, com ênfase em EaD pela Faculdade Campos Elíseos; Mestra em Ensino pela UFERSA/UERN/IFRN. Atualmente, é professora Tutora da Faculdade Descomplica, professora substituta da Rede de Educação do Estado do Ceará e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências- GEPENCI do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira (FACED/UFC).
TEMA DA LIVE - 14/10: CICLO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR E AS LACUNAS DO PÓS-PANDEMIA.
MELISSA SAMANTA HOLETZ
Professora Mestra em Educação e Novas Tecnologias pela UNINTER, Especialista em Psicopedagogia e Orientação e Coordenação Pedagógica, Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Pedagogia pela UNINTER. Possui experiência como professora de Matemática, de Lógica e Matemática Avançada (níveis 1, 2 e EM) e com o trabalho com diversos grupos de Itinerários Formativos, como Gamificação (1 e 2) e Matemática, Ciência e Tecnologia. Além disso, já atuou como organizadora da Feira Cultural e Científica online e presencial. Atualmente, atua como professora formadora e mentora educacional. Tem experiência na área de Educação há 23 anos, é escritora/ pesquisadora e desenvolvedora do blog de educação Matemática www.melissamatematica.blogspot.com.
TEMA DA LIVE - 28/10: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA.
ARTUR PIRES DE CAMARGOS JÚNIOR
Professor graduado em Normal Superior e Pedagogia; Especialista em Altas Habilidades/Superdotação, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicomotricidade Clínica e Relacional, Neuroeducação, Educação Inclusiva, Design Instrucional, Metodologias Ativas, Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas, Tecnologias em EaD, Supervisão/Orientação/Inspeção Escolar e Biblioteconomia. Atualmente, é professor Universitário convidado, Professor Efetivo de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Orientador Educacional Efetivo, Palestrante e Pedagogo com atuação na identificação e atendimento de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Já foi Professor-tutor Presencial em cursos a distância de graduação e pós-graduação lato sensu.
TEMA DA LIVE - 04/11: RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS: COMO ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO?
IRENE DANTAS
Professora licenciada em Letras pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná; Especialista em Literatura Infantil e Educação a Distância, com Enfase na Formação de Tutores pela Faculdade São Braz; Mestre em educação pela Universidade do Oeste Paulista -Unoeste. Atualmente, é tutora pedagógica no Núcleo Regional de Educação de Paranavaí.
TEMA DA LIVE - 21/10: SAEB E RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
CARLA LUCZYK
Professora Doutora em Aprendizagem e Semiótica cognitiva e Mestre em Processos Cognitivos e Ambientes Digitais (PUC/SP), Especialista em Tecnologias Educacionais e Ensino Online (UAM). Com uma experiência há mais de 30 anos em educação, atuando como professora de robótica, tecnologias educacionais, STEAM e Minecraft no ensino público e privado. Professora do curso de especialização TDIC na PUC/SP. Pesquisadora pelo CNPq em tecnologias na educação. idealizadora e diretora de projetos maker na Classmaker Educação.
TEMA DA LIVE - 18/11: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES.