top of page

QUAL É A DIFERENÇA DE EDUCAÇÃO REMOTA E EaD?

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Será que existem diferenças entre o ensino por aulas remotas e o ensino por aulas a distância?

Fonte: Elaborado pelo autor (2020) em <canva.com>.


Mediante o contexto que vivemos, devido ao Coronavírus, houve a necessidade de as instituições de ensino se atualizarem quanto à oferta de seus cursos, visto que não sabemos quando a quarentena vai acabar, não é mesmo?


No entanto, a nova configuração do ensino virtual tem gerado um equívoco muito significativo entre a sociedade em geral e muitos profissionais da Educação. Eu estou falando do equívoco em utilizar educação a distância como sinônimo de aulas não presenciais.


Sendo assim, decidi falar um pouco dessa temática e pontuar algumas das características que diferem aulas remotas de aulas a distância.


O primeiro ponto que precisamos pensar é que as aulas remotas são transposições do modelo e metodologia presencial para um ambiente online. A nível de exemplificação temos as aulas que estão acontecendo no estado do Paraná, nas escolas públicas.


Neste modelo o estado fez a transposição de todas as turmas presenciais para a plataforma do Google Classroom, sendo que cada professor acompanha sua turma/disciplina seguindo o calendário e horários de suas aulas do presencial, claro que com algumas adequações.

Sobre as aulas, no modelo remoto temos, em geral, aulas ministradas pelos professores do presencial. Já na EaD temos aulas gravadas por professores conteudistas e suporte da tutoria para as dúvidas.

Sendo assim, a interação no modelo a distância acontece com/por um tutor, do curso/disciplinas, quando o aluno a solicita, e se a solicita, ao contrário do modelo remoto, cuja interação acontece diariamente (conforme cronograma das aulas presenciais) com o professor da disciplina.

Sobre as atividades e testes, no modelo a distância temos atividades padronizadas, ou seja, as disciplinas seguem o mesmo padrão de avaliação para facilitar a gestão das turmas. Além disso, no modelo supracitado, há a correção de atividades em massa.

No modelo remoto, por sua vez, as atividades são personalizadas conforme a disciplina e pelo seu professor regente. Além, é claro, de ser correspondente ao conteúdo e particularidades de cada turma.

Outro ponto que diferencia as duas modalidades de ensino aqui em reflexão é o material didático utilizado. No ensino a distância temos um material padronizado conforme o modelo da instituição,

Quanto ao modelo remoto, temos um material elaborado/customizado pelo professor da disciplina, deixando-o o mais próximo da realidade dos estudantes da sua turma .


O último aspecto que merece nossa atenção é o calendário das disciplinas. No ensino remoto o calendário e cronogramas são elaborados conforme o Plano de Ação de cada instituição de ensino, bem como são adaptados conforme a necessidade. Já o calendário da modalidade a distância é padronizado e unificado.


Portanto, percebemos que não podemos de nenhuma maneira tratar as aulas remotas como sinônimo de aulas a distância, visto que a EaD tem uma metodologia própria, que demanda conhecimentos específicos sobre os estilos de aprendizagem que não encontramos, por vezes, na modalidade presencial. O ensino remoto, por sua vez, é uma transposição do modelo presencial para um espaço virtual com as adaptações necessárias para passarmos por essa situação de emergência sem prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem.


Espero que tenham gostado das reflexões!


Até a próxima!


411 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page