top of page

ESTRATÉGIAS INOVADORAS: CONSTRUINDO UMA WIKI PARA MINHA SALA DE AULA

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Precisamos buscar formas inovadoras para atingir cada vez mais nossos alunos.

Fonte: Elaborado pelo autor (2021) em <canva.com>.


O ano de 2020 foi, de longe, foi um dos mais marcantes na Educação mundial devido a pandemia da Covid-19. Um ano de intensas mudanças, desafios e transformações para a educação básica presencial. Um ano em que muitos docentes tiveram que sair da zona de conforto e renderem-se a utilização de recursos tecnológicos digitais.


Entretanto, foi um ano em que, mesmo com todo o empenho dos atores pedagógicos, foram deixadas muitas sequelas, visto que os alunos, em sua grande maioria, encerraram as atividades escolares com muitas defasagens a nível de conteúdo.


Pensando nisso, é preciso que neste novo ano letivo criemos algumas estratégias para auxiliarem esses alunos a retomarem os conteúdos não aprendidos. Sendo assim, que tal construir uma Wiki na qual você organize playlists de materiais para consulta, os quais servirão para retomar os conteúdos das séries anteriores que são de suma importância para o desenvolvimento das habilidades e competências da série atual?

 

Para ajudar-te, preparamos algumas dicas que podem ser úteis para essa construção.


1º PASSO: SELEÇÃO DE CONTEÚDOS


É muito importante que você selecione os conteúdos mais importantes e que sejam pré-requisitos para iniciar o novo ano letivo.


Neste momento, você deve pensar em sequências de conteúdos levando em consideração: complexidade, como ele poderia ser apresentado, em que momento do ano letivo da nova série os alunos precisarão deste conhecimento, etc.


2º PASSO: SELEÇÃO/PRODUÇÃO DOS MATERIAIS DE APOIO


Neste momento você precisa definir que tipos de materiais pretende utilizar para montar as playlists de conteúdos que serão disponibilizadas na Wiki.


É importante destacar que, é necessário montar uma playlist para cada tipo de conteúdo e com níveis de complexidade diferenciados, afinal a sala de aula é um local plural e heterogêneo.


Além disso, você pode utilizar episódios de Podcasts (busque em canais como : Spotify, Deezer, Ola Podcasts, Google Podcasts, Apple Podcasts, entre outros), videoaulas do YouTube ou gravadas por você, leituras de materiais (ebooks), mapas mentais/conceituais, Infográficos (que podem ser produzidos por você na plataforma Canva), entre outros recursos para compor cada uma das suas playlists. O importante é ser inovador e inserir materiais diversificados.


Aaah! É muito bacana que na Wiki haja materiais produzidos por você, pois isso deixará a plataforma ainda mais incrível. Ademais, durante o ano letivo, os próprios alunos podem produzir materiais para compor a plataforma de pesquisa.


3º PASSO: ESCOLHA DA PLATAFORMA PARA DISPONIBILIZAR A WIKI


Após a seleção dos conteúdos e materiais que comporão as playlists da Wiki, é preciso pensar onde esse material será disponibilizado para que os alunos consultem. Você pode utilizar plataformas como: Google Drive, Google Classroom, Google Sites, Edmodo, One Drive, YouTube, entre outros.


A escolha da plataforma é algo muito importante, por isso eleja uma que consiga personalizar com a necessidade dos seus alunos/escola, bem como que seja de fácil acesso em qualquer dispositivo eletrônico. Afinal, se os alunos não tiverem uma experiência positiva possa ser que eles não busquem-na em outras ocasiões de estudo.


4º PASSO: COMPARTILHAMENTO DA WIKI COM OS ALUNOS


Antes de disponibilizar o material com os aluno. é muito importante que o professor explique o objetivo do material complementar e conscientize-os de que trata-se de uma plataforma de consulta a ser usada quando eles quiserem/precisarem, inclusive, se possível, é válido deixar que os alunos utilizem-na nas tarefas de sala de aula, uma vez que com essa prática os estudantes vão sendo ensinados a fazerem uso pedagógico de ferramentais como tablets e celulares.

 

É muito importante que os professores compreendam que as tecnologias digitais são ferramentas que, se bem utilizadas, serão de grande ajuda para processo de ensino e aprendizagem. Ademais, é importante ressaltar que o professor precisa testar e conhecer as ferramentas tecnológicas que decidir usar na elaboração desta Wiki, mas ele não precisa saber o todo da ferramenta, apenas o básico para que haja fluidez na utilização.


Espero que tenham gostado da dica!


Até a próxima!




241 visualizações2 comentários

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

O uso das tecnologias na educação de jovens e adultos será um desafio.

Like

Sou professor na Alfabetização de jovens e adultos. Não foi nada fácil trabalhar as aulas remotas conectadas, porque são senhores e senhoras que no passado não tiveram a oportunidade de estudar numa escola, porque não tinha escola, a escola era longe, trabalhavam na roça. Sei que neste ano de 2021, o trabalho será árduo, porém significante, pois ajudar pessoas enxergar o mundo através da leitura será prazeroso.

Like
bottom of page