top of page

ESTRATÉGIAS PARA APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DE CONTEÚDOS DE HISTÓRIA

Atualizado: 16 de abr.

É comum que nós professores de História, ao longo de nossa vida acadêmica, e até mesmo no cotidiano escolar, escutemos a seguinte frase: “para estudar História é necessário apenas decorar nomes e datas?”, no entanto, sabemos bem que que a nossa ciência não se resume apenas a esses dados e muitos de nossos estudantes possuem dificuldades em entender determinados processos.  


No período de aplicação de testes e provas, é comum observarmos o “corre-corre” dos estudantes para tentar relembrar todos os conteúdos vistos nos últimos meses e preparar-se para as avaliações. É nesse momento que pedidos de revisão de conteúdo ou atividades de reforço (que muitas das vezes nos pegam de “surpresa”) são solicitadas. Dessa forma, de que maneira poderíamos tornar o aprendizado dos conteúdos mais significativa e como poderíamos aplicar atividades de fixação de conteúdo mais eficazes?  


Pensando nestes questionamentos, preparei algumas dicas que podem te auxiliar. Confira comigo: 


Dica 1: Atividades com mapas mentais. 



Atividades com mapas mentais são um ótimo recurso quando o assunto é: fixação de conteúdo para avaliações!  


Muito utilizado por estudantes que irão prestar algum tipo de vestibular, os mapas mentais são um recurso visual que interliga conceitos de forma muito criativa. Nesse sentido, pedir aos estudantes para que leiam os conteúdos e construam um mapa mental das informações, os ajudam a fixar o que precisa e ainda os ensinam a filtrarem os assuntos de maneira hierárquica, separando os conteúdos primários dos secundários! 


Algumas plataformas como Lucidchart, Canva e Padlet são excelentes para a criação de mapas mentais de forma digital. ENtão professor, vale a pena conhecê-las e explorá-las com seus estudantes em sala ou de formato de atividades extraclasse.

 

Dica 2: Aplicativos de estudos. 



Quando se trata de estudar no corre-corre antes das provas, uma forma de ajudar os estudantes a testarem os seus conhecimentos e saber qual é o ponto de maior dificuldade da turma para focar em uma possível retomada de conteúdos, os aplicativos de estudos são uma proposta muito interessante! 


Unindo os conteúdos em formatos de quizzes ou flashcards com propostas gamificadas, temos aplicativos como Kahoot, Quizlet e o Padlet, plataformas digitais que transformam o processo de revisão de assuntos de prova em uma atividade superdivertida e engajadora, chamando a atenção dos estudantes ao mesmo tempo em que os faz perceberem onde possuem mais dúvidas, para assim aplicarem uma revisão mais significativa. 

 

Gostou dessas dicas? Continue atento nas novidades da Papo Docente para conferir mais publicações voltadas para o cotidiano docente e dicas para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem! 


Até a próxima! 

Quer receber mais materiais como esse? Assine agora mesmo nosso streaming educacional: a Educaplus, uma plataforma na qual você recebe materiais didáticos e cursos exclusivos todo mês. Clique aqui e garanta já o seu acesso imediato.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page