Ao longo de nossa formação durante o Ensino Básico, era comum termos aulas dedicadas para a reprodução de filmes ou até mesmo documentários. Aquele sentimento de emoção de ver a sala de aula transformada em um pequeno cinema onde assistíamos a narrativas históricas e científicas e, mesmo sem perceber, aprendíamos muitas coisas que de certa forma complementavam os conteúdos que estávamos estudando ao longo do bimestre/trimestre.
O uso de recursos cinematográficos como uma ilustração dos conteúdos lecionados em sala de aula continua sendo uma ótima estratégia de buscar a atenção e engajamento dos estudantes em relação aos conteúdos, no entanto, enquanto professores de ciências humanas precisamos tomar alguns cuidados ao utilizar esses conteúdos.
Em relação aos conteúdos de História, é necessário entender que os filmes apesar de serem realizados com base em eventos históricos, possuem muitas construções ficcionais e, que muitas vezes, podem inserir no imaginário dos estudantes visões distorcidas sobre eventos e personagens que foram fundamentais em processos históricos. Nesse sentido, é necessário utilizarmos os recursos cinematográficos como um complemento para os conteúdos primários desenvolvidos em sala de aula.
Como organizar atividades com filmes?
Passo 1: É imperioso verificar a classificação indicativa do filme ou sugestão de filme que se quer aplicar em sala de aula. Este recurso deve adequar-se às narrativas indicadas para a idade do público receptor.
Passo 2: É importante definir em seu planejamento quantas aulas a atividade levará para ser realizada, tendo em vista o tempo de exibição e o tempo disponível em para as suas aulas.
Passo 3: É necessário realizar uma pesquisa acerca de filmes ou documentários que abordem o que se pretende passar em sala de aula, seguindo os requisitos dos passos anteriores. Além disso, é importante assistir aos conteúdos antes de passar em sala de aula e tomar notas de possíveis curiosidades que possam ser apontadas durante ou em atividades posteriores.
O que os filmes podem ensinar em História?
Em alguns casos é comum que os estudantes após a exibição dos recursos visuais precisem de uma mediação dos professores para fazer um “link” com os conteúdos que estão sendo estudados. Dessa forma, cabe aos docentes apresentarem ganchos participativos em sala de aula para que a turma possa expor suas ideias e por si só comecem a construir um elo entre a narrativa cinematográfica e os conteúdos apresentados em sala de aula.
Pensando no ensino de História, podemos esperar que os estudantes tenham uma familiaridade maior com o ambiente em que as personagens do filme estejam inseridas com o conteúdo ministrado em sala de aula, ou até mesmo em detalhes. Vamos conferir um exemplo?
No filme “Os três mosqueteiros”, adaptado da obra do francesa de Alexandre Dumas, temos a narrativa de cavaleiros que estão sempre em serviço do rei e protegendo o reino da França. Nessa obra, podemos introduzir aos estudantes, características políticas comuns ao século XVII, bem como funcionava a estrutura hierárquica da sociedade, sendo o rei uma importante chave nessa configuração.
Portanto, o uso de filmes com cenários históricos podem ser um bom recurso pedagógico quando queremos deixar a experiencia com os conteúdos ministrados um pouco mais visual para os estudantes, porém, sempre devemos também intermediar os conhecimentos que estão sendo adquiridos através desses materiais e direcioná-los para os conteúdos ministrados!
Seguem algumas dicas de filmes que podem ser utilizados:
FILME | CONTEÚDO | SUGESTÃO DE SÉRIE/ANO |
Hércules (1997) | Mitologia Grega | 6º ano |
Fúria de Titãs | Mitologia Grega | 6º ano |
Aladdin (1992) | Mundo Árabe | 6º ano |
O Corcunda de Notre Dame | Idade Média | 7º ano |
Rei Arthur | Idade Média | 7º ano / 2º ano |
Piratas do Caribe | Pirataria e comércio na América Central | 8º ano / 2º ano |
Tempos Modernos | Industrialização | 8º ano / 2º ano |
Getúlio | Era Vargas | 9º ano / 3º ano |
A batalha de Midway | Segunda Guerra Mundial / Guerra do Pacífico | 9º ano / 3º ano |
O menino do pijama listrado | Segunda Guerra Mundial / Holocausto | 9º ano / 3º ano |
Espero que tenham gostado.
Até a próxima.
Quer receber mais materiais como esse? Assine agora mesmo nosso streaming educacional: a Educaplus, uma plataforma na qual você recebe materiais didáticos e cursos exclusivos todo mês. Clique aqui e garanta já o seu acesso imediato.
Comments