REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA COMO ESTRÁGIA DE ENSINO
A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) têm desempenhado um papel cada vez mais crucial na transformação do cenário educacional, uma vez que essas tecnologias inovadoras proporcionam experiências imersivas e interativas, enriquecendo significativamente o processo de aprendizagem, além de tornar o ambiente de sala de aula um espaço de aprendizagem ativa e maker.

Fonte: arquivo pessoal.
A principal importância da realidade virtual e aumentada na educação reside na capacidade de fornecer para os educandos a possibilidade de estar em lugares que, talvez, não seria possível sem o uso da tecnologia, além de simular situações do dia a dia, favorecendo a relação teoria-prática, o que se faz tão imperioso para uma aprendizagem contextualizada e alinhada as competências da BNCC.
Ademais, tais práticas permitem aos alunos explorarem conceitos de forma prática e envolvente, transcendentemente além dos limites dos métodos tradicionais. Por exemplo, os sólidos matemáticos podendo ser trabalhados de forma tridimensional, misturando o real com o ilusório.

Fonte: arquivo pessoal.
Como dica, cabe elucidar o nome de alguns aplicativos os quais são de fácil utilização em sala de aula, como: Sólidos RA, os Apps do Merge Cube, o Google Arte e Cultura e os materiais didáticos da Lion que possuem atividades em realidade aumentada.
Formação continuada sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual ministrada pelo professor Marlon Pillonetto no Instituto Papo Docente.
Outro aspecto interessante de salientar é o engajamento que o uso dessas tecnologias acarretam para as aulas, oferecendo oportunidades de colaboração e interação entre os pares, conectando salas de aula virtualmente e criando ambientes de aprendizado mais inclusivos, já que proporciona flexibilidade e adaptação para o ritmo e estilo de cada estudante.
É imperioso mencionar que o Instituto Papo Docente sempre oferece capacitações para professores que desejam aprimorar o uso dessas ferramentas educacionais para utilização em sala de aula, contextos de escolas públicas e/ou privadas, com a finalidade de democratizar o uso de ferramentas digitais e analógicas em sala de aula.

Fonte: arquivo pessoal.
Formação continuada sobre Realidade Aumentada e Realidade Virtual ministrada pelo professor Marlon Pillonetto no Instituto Papo Docente.
A seguir, finalizo este nosso Papo Docente com alguns materiais que podem ser úteis para a aplicação dessas ferramentas em sala de aula.
Google Arte e Cultura: clique aqui.
Sólidos RA: clique aqui.
Merge Explorer: clique aqui para ANDROID ou aqui para IOS.
Merge Objects: clique aqui para ANDROID ou aqui para IOS.
Template para o Google Card Board: clique aqui.
Espero que tenha gostado.
Até a próxima!

Quer receber mais materiais como esse? Assine agora mesmo nosso streaming educacional: a Educaplus, uma plataforma na qual você recebe materiais didáticos e cursos exclusivos todo mês. Clique aqui e garanta já o seu acesso imediato.
Professor, seus artigos são ótimos, mas deixo minha sugestão para que nós acadêmicos possamos referenciar eles, deixe o ano de publicação e outros dados pertinentes. Um abraço!