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TRABALHANDO COM ATIVIDADES COLABORATIVAS SOBRE NÚMEROS COM FOCO NO SAEB

Atualizado: 16 de abr.

E aí professor!


Que tal explorarmos um mundo de atividades colaborativas para deixar suas aulas de Matemática ainda mais incríveis?


Neste post vamos falar sobre como fazer isso de um jeito simples, prático e super divertido para seus alunos do 5º ano, tudo isso pensado nos descritores da BNCC e do SAEBE.  


Para iniciarmos, pensemos: por que falamos tanto em atividades colaborativas? Bem, é simples! Imagine só a próxima cena: seus alunos trabalhando juntos, discutindo ideias, ajudando uns aos outros e chegando a soluções matemáticas incríveis. Quando isso acontece, temos a sensação de missão cumprida, de que a turma avançou no conteúdo. É como se você fosse um maestro orquestrando uma sinfonia de conhecimentos acontecendo em sua sala de aula. 


Pensando nisso, vejamos algumas dicas de atividades para trabalhar com a unidade temática NÚMEROS, as quais estão embasadas na Matriz de Referência de Matemática do SAEB.


Que tal começar com um jogo de cartas? Isso mesmo, um simples jogo de cartas pode se transformar em uma atividade de números bem divertida. Você pode criar jogos de correspondência, nos quais os estudantes precisam formar pares de números que somem 10, por exemplo. Ou até mesmo um jogo de “Batalha de Frações”, no qual eles precisam comparar frações para ver quem tem a maior carta, assim, conseguimos trabalhar inúmeras habilitadas e objetos do conhecimento realacionados a unidade temática em discussão. 


Outra ideia legal é organizar pequenos grupos e propor desafios matemáticos. Que tal um desafio de construir a maior sequência numérica possível usando apenas cartões com números de 0 a 9? A ideia é se superar e trabalhar em equipe para alcançar o objetivo. 


E não se esqueça das tecnologias que temos à disposição! Aplicativos e sites educativos podem ser ótimas ferramentas para promover a colaboração. Por exemplo, você pode usar o Kahoot, já que essa plataforma é excelente para criar quizzes competitivos em equipe, ou o Padlet para colaborar em problemas matemáticos em tempo real.  


Ah, e não se esqueça de estabelecer um ambiente de sala de aula onde todos se sintam confortáveis para compartilhar ideias e trabalhar juntos. Uma boa comunicação e respeito mútuo são chaves para o sucesso das atividades colaborativas. 


Essas são apenas algumas ideias de estratégias para você começar a implementar atividades colaborativas de números em sua sala de aula. Se jogue nessa proposta e veja como seus alunos vão se empolgar com a matemática de um jeito totalmente novo! 


E se você quiser mais ideias ou materiais, dá uma olhada nos links abaixo: 


Plataforma Khan Academy: https://bit.ly/3VgDVjR
Plataforma IXL: https://bit.ly/49OTAM1
Site Coquinhos: Joguinhos educacionais: https://bit.ly/3VhKeEa
Rachacuca: jogos educacionais: https://bit.ly/3ViYeNW
Plataforma Matific: https://bit.ly/3VikyXY
Plataforma Wordwall: https://bit.ly/3Ix6nXo

Descritores do SAEB que podem ser abordados nas atividades propostas: 


  • D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. 

  • D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica. 

  • D19 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa). 

  • D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. 

  • D25 – Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados na adição e subtração. 

 

Por fim, cabe salientar que as atividades colaborativas podem abordar situações-problemas que exijam a aplicação das quatro operações fundamentais em contexto do cotidiano, promovendo o desenvolvimento da capacidade dos alunos de resolver problemas matemáticos de forma colaborativa. 


REFERÊNCIAS 

  

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 mar. 2024. 

 

VAN DE WALLE, John A.; KARP, Karen S.; BAY-WILLIAMS, Jennifer M. Matemática do ensino fundamental e médio. Pearson, 2014. 


Nos vemos na próxima.

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